Ivete Adelina Pinheiro 2006

sábado, outubro 07, 2006

Semana2 -Atividade 3 Trabalhar com o autor Émile Durkheim

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Faculdade de Educação
Pedagogia a distância: anos iniciais do Ensino Fundamental (PEAD)
Aluna: Ivete Adelina Pinheiro
Pólo: Gravataí
Interdisciplina: Escola Cultura e Sociedade
Professora: Silvana Schuler Pineda
Unidade: Semana 2
Atividade: 3
Data:07/10/2006

01) Qual é a posição de Durkheim frente ao que diz Stuart Mill?
Stuart Mill diz que"...o fim da educação é desenvolver em cada indivíduo, toda a perfeiçãode que ele seja capaz..."; e a posição de Durkeim é que a perfeição total não se pode realizar sem haver uma harmonia entre o pensar, fazer e refletir, que muitas vezes isto não é possível. Pois o ser humano tende a se voltar para o pensar social, onde procura realizae-se profissionalmente em certa atividade de que o fará exercer fisicamente ou intelectualmente.

02)Quais as duas ressaltadas por Durkeim?
Explique o ponto fraco em que incorrem?
O fim da educação é desenvolver em cada idividuo toda a perfeição de que ele é capaz ou instrumento de felicidade.
O ponto fraco é querer completar a educação com apenas um objetivo único, que se adecue à todos os seres em todas as épocas.

03)O que é preciso, de acordo co Durkheim, para definir educação?
È preciso considerar os sistemas educativos que existem ou tenham existido,tomá-los, e aprender deles os caracteres comuns.O conjunto desses caracteres contituirá a definição que procuramos.

04)De acordo com Durkheim, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral?
São fatos sob forma de símbolos religiosos,conjunto de idéias acerca da natureza humana,,sobre a importância respectiva de nossas faculdades, sobre o direito e sobre o dever, sobre a sociedade o individuo, o progresso, a ciência, a arte...idéias estas que são a base mesma do espírito nacional.

05)Segundo o autor, que função o "ideal" a ser realizado têm que suscitar na criança?
Esse ideal, ao mesmo tempo uno e diversi, é que constitui a parte básica da educação. Ele tem por função suscitar na criança: 1) um certo número de estados físicos e mentais que a sociedade considera como indispensáveis a todos os seus membros;2)certos estados físicos e mentais, que o grupo socialparticular(casta, classe, família, profissão) considera igualmente indispensáveis a todos que o formam.A sociedade, em seu conjunto, e cada meio social em particular, é que determinam este ideal a ser realizado.

06)A partir da definição " A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objetivo suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine" o que conclui Durkheim?
Durkheim conclui que, através da educação exercida pelos adultos sobre as crianças que se dá a transmissão de valores que não são de funções naturais transmitidas de geração em geração e sim as multiplas aptidões que avida social supõe muito mais complexos, alcançando sua plena formação em todos seus aspéctos.

07)Como o autor explica que sociedade e indivíduo são idéias diferentes?
O individuo deseja melhorar a si próprio, por sua vez a ação exercida pela sociedade, especialmente através da educação, não tem por objetivo ou por efeito comprir o indivíduo, emesquinhá-lo, desnaturá-lo, mas sim engrandecê-lo e torná-lo verdadeiramente humano.
Porque, " Na verdade, o homem não é humano senão porque vive em sociedade..."
"É a sociedade que que nos lança fora de nós mesmos,que nos obriga a considerar outros interesses que não os nossos que nos ensina a dominar as paixões, os instintos, e dar-lhes lei, ensinandonos o sacrifício, a privação a subordinação de nossos fins individuais a outros mais elevados.

1 Comments:

Blogger Simone Gimenes said...

Oi Ivete,

Estava olhando a tua atividade sobre Durkheim e está boa. Só gostaria de tentar refletir um pouco sobre a questão nº2, pois podemos pensar que há duas concepções de educação: uma defendida por Kant na qual ele afirma que a educação deveria desenvolver a perfeição nos indivíduos e a outra do Mill, que diz que o objetivo da educação é fazer do indivíduo um instrumento de felicidade. Sendo assim, podemos dizer que Durkheim discorda dessas concepções pelo fato delas partirem do pressuposto que há uma educação ideal apropriada para todos os indivíduos, não estabelecendo nenhuma particularidade entre os mesmos.
Só queria esclarecer esse ponto do texto para que fique claro para você o que Durkheim pensava sobre a educação e para te ajudar nos próximos trabalhos com os outros autores.
Mas o teu texto está ótimo, continue assim.
Ah, o teu blog está muito organizado, parabéns...

Um grande beijo,
Simone Gimenes - Tutora PEAD (Escola, cultura e sociedade)

2:53 PM  

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