Ivete Adelina Pinheiro 2006

domingo, outubro 22, 2006

ECS 5 - OS TRÊS TIPOS PUROS DE DOMINAÇÃO LEGITIMA - MAX WEBER

ECS 5 WEBER

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Faculdade de Educação
Pedagogia à distância: anos iniciais do ensino Fundamental (PEAD)
Aluna: Ivete Adelina Pinheiro
Pólo: Gravataí
Interdisciplina: Escola Cultura e Sociedade
Professora: Silvana Schluer Pineda
Unidade: 4
Atividade: 5
Data: 23/10/06

OS TRÊS TIPOS PUROS DE DOMINAÇÃO LEGITIMA - MAX WEBER

Lendo o texto, observei a maneira descrita do autor sobre as formas de dominação ou de submissão.
Em minha interpretação, a dominação parte, em princípio, de uma condição de submissão.
O poder “burocrático” onde sua idéia básica é: qualquer direito pode ser criado e modificado mediante um estatuto sancionado corretamente quanto à forma, sendo o estatuto, regra ou contrato, determina a parte que vai deter o poder e que pode ser modificado, mudando o poder de posição. Podemos rever este processo, torná-lo menos impositivo, mesmo sabendo que as pessoas se mantém na submissão para garantir sua permanência no grupo.
Quanto à “dominação tradicional”, com suas crenças na santidade das ordenações e dos poderes senhoriais, seu tipo puro é o da dominação patriarcal, tipo aquele que ordena (senhor), os que obedecem (súditos) e o quadro administrativo (servidores). Obedece à pessoa em virtude de sua dignidade própria, santificada pela tradição: por fidelidade. Relaciono essa idéia com as igrejas e seus “padres e pastores”, onde administram as liturgias, recrutando seus fiéis em nome do “senhor”, que se postam como “escravos e servos do senhor”.
A dominação carismática é parecida com a dominação tradicional, ou seja, “devoção afetiva a pessoa do senhor” onde o sermão está sempre entre o céu e o inferno, amedrontando os seus seguidores.
Minha conclusão sobre o existir dominação a partir de uma submissão é que ela aconteça por falta de informações, cultura, inocência de um povo e descaso das autoridades quanto à educação. Existe um ditado popular que diz “Quanto mais ignorante o povo melhor de manipulá-lo”. Desde os tempos idos nós presenciamos as submissões a senhores, tanto autoritários como democráticos.

1 Comments:

Blogger ROSALI ATIVIDADES DO PEAD 2007 said...

Olá Ivete! Realmente, as pessoas ás vezes se submetem as dominações para permanecer no grupo quando seria tão mais fácil e agradável que esse grupo reconhecesse por recíproco merecimento a pessoa. Um abraço Rosali.

5:58 PM  

Postar um comentário

<< Home