Ivete Adelina Pinheiro 2006

quinta-feira, outubro 26, 2006

ECS 6 -WEBER II -Situação vivida no meu local de trabalho, que possam ser analisadas a partir da teoria WEBER atentando para as relações:

.Ser/estar xpapéis
Professores em conjunto com alunos, trocam conhecimentos,idéias e experiências no dia a dia das aulas,com respeito mútuo.Não podemos esquecer o papel de autoridade do professor na sala de aula, é necessário em certos momentos fazer valer este papel para transmitir ao educando os pré requisitos que são muito importantes na sua integração na sociedade e garantia de um futuro digno de um ser humano.
Na escola onde trabalho temos o compromisso de inserir na sociedade uma comunidade de indios Kaigangues,saber conviver no mesmo espaço com duas culturas diferentes, é muito importante preparar nossos alunos independentes de raça ou cor para o futuro, para viver em sociedade e nela progredir e ter sucesso respeitando as normas de convivência

Poder e hierarquia
Na maioria das vezes exercemos nossa autoridade, fazendo valer de alguma forma de dominação dentro de nossas salas de aula e escola.
É uma corrente onde a direção é muito dominadora,como na minha escola onde a diretora diz:"manda quem pode e obedece quem tem juizo", e seus professores por medo de ameaças se submetem a seguir exatamente o que lhes foi proposto sem contestar, fica "mais fácil" ,
Devemos nos voltar para o lado humano da educação,procurar vencer estas imposições, integrar os alunos na sociedade e valorizar o que ele tem para nos oferecer, não despresar seus conhecimentos.
Diante disto tudo vejo que respeitar e ser respeitado seria uma solução no momento deste meu estabelecimento de ensino, a direção não deveria exercer o seu poder hierarquico, porque havendo respeito de ambas as partes o processo seria natural,sem auto-afirmação da direção ou educadores ou desafios da autoridades por parte dos alunos

11 Comments:

Blogger GRACE DEBORA said...

Meu nome é Grace Kunst estudo no polo de Sapiranga, lendo seu texto pude notar que nossos pensamentos foram semelhantes apesar da nossa abordagem diferente. Caso puderes leia meu blog e compare as opiniões.

2:15 PM  
Blogger Ivete Adelina Pinheiro said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

6:32 PM  
Blogger silviankeller said...

Ivete, achei interessante as duas culturas que tens na tua escola, mas deve ser bem complicado trabalhar assim.Quanto a direção dominadora, ainda existem muitas, pena que há poucas professores que tem coragem para mudar, enquanto não houver coragem de um grande grupo, não haverá mudanças.
Um abraço Silvia de Sapiranga

7:01 PM  
Blogger Silvana Cipriano Michels said...

Oi Ivete!
Meu nome é Silvana Michels, sou do Pead São Leopoldo.Li a tua experiencia de escola e achei muito interessante, devo ser bem desafiador trabalhar com duas culturas tão diferentes...
Quanto a essa fala da tua direção, realmente é muito desagradavel trabalhar em um lugar onde ainda pensam assim, já passei por isso e sei que a convivencia é péssima.Espero que logo tudo melhore, que as pessoas entendam que com respeito e cortesia as coisas funcionam bem melhor.
Abração.
Se quiseres visitar meu blog: silvanamichels.blogspot.com
Tchauzinho!

5:20 PM  
Blogger Silvana Schuler Pineda said...

Oi, Ivete!
Teu blog está muito bom!!!
A tua preocupação em realizar as atividades com cuidado e adequação são evidentes. Gostei de saber da tua experiência com alunos de origem indígena e tenho muita curiosidade por conhecer o trabalho que vocês realizam.
Tuas abordagens a respeito de Durkheim e Weber estão corretas e relaciona-as muito bem à tua prática cotidiana e pedagógica.
Foi um grande prazer ler tuas reflexões.
Um abraço
Silvana

5:30 PM  
Blogger Tatiana Gomes said...

Oi.. sou do pólo de Alvorada, vim comentar teu trabalho conforme pedido das profes...
Gostei muito dos teus trabalhos sobre Weber, bem explicados de forma clara, e seguiste bem as orientações dadas,colocaste bem a tua prática.
Parabéns,, teu blog tá muito bonito.
Me visite lá no meu cnatinho..
bjs

12:53 PM  
Blogger Marlene Roloff said...

É bom poder ler a respeito de outras escolas, como voce escreveu que a tua escola também convive com a cultura indígena, isso é muito interessante.
Um abraço!
Marlene São Leopoldo

10:55 PM  
Blogger Stela said...

Ivete, amei visitar teu blog. É lindo! Que bom saber do teu compromisso na inserção da comunidade de indíos caigangues, envolvendo as duas culturas. Deve ser um trabalho prá lá de rico esse! Penso o quanto não será proveitoso para vocês, e por tabela para nós, que temos acesso direto a esse trabalho através do teu blog! Parabèns. Abraço Stela

12:42 AM  
Blogger Ivanize Honorato said...

Oi... sou do Pólo de São Leopoldo... e pelo visto não sou a única a elogiar teu trabalho com as culturas diferentes. Uma coisa é a teoria, apenas falar da importência de se respeitar a cultura indígena... Outra coisa é colocar isso em prática...vivenciar!!! parabéns!!!

Quanto a dominação, concordo quando afirmas que ´"é mais fácil" se submeter... as pessoas às preferem fingir que nada acontece, do que se expor, ir contra o sistema!!!

Belo trabalho...
Espero tua visita no meu blog
http://ivanizehonorato.blogspot.com/

11:20 AM  
Blogger Elisandra said...

Ivete ao ler o teu comentário"poder/hierarquia" falando sobre tua escola,venho logo a minha cabeça cenas do filme ESCOLA DE ROCK,retrata bem as tuas vivências e colocações.Um abraço da colega Elisandra Amaral,Pólo São Leopoldo

2:07 PM  
Blogger Simone Gimenes said...

Oi Ivete,
Estava lendo as tuas atividades sobre Weber e compreendeste bem o texto. Conseguiste dialogar com o autor de forma simples e clara. Realizaste uma análise crítica que demonstra uma apropriação teórica. Quanto aos relatos e experiências de dominação, é cada vez mais evidente que o espaço escolar é alvo de diversas formas de dominação, tanto por parte da equipe diretiva com seus professores, quanto dos professores com os alunos. Temos que ter clareza do nosso papel enquanto educadores para modificar essas formas de dominações.

Um grande beijo e parabéns pelo trabalho.

Simone Gimenes - Tutora PEAD (Escola, cultura e sociedade)

1:49 PM  

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