Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Faculdade de Educação
Pedagogia a distância: anos iniciais do Ensino Fundamental (PEAD)
Aluna: Ivete Adelina Pinheiro
Pólo: Gravataí
Interdisciplina: Escola Cultura e Sociedade
Professora: Silvana Schuler Pineda
Unidade: Semana 2
Atividade: 3
Data:07/10/2006
01) Qual é a posição de Durkheim frente ao que diz Stuart Mill?
Stuart Mill diz que"...o fim da educação é desenvolver em cada indivíduo, toda a perfeiçãode que ele seja capaz..."; e a posição de Durkeim é que a perfeição total não se pode realizar sem haver uma harmonia entre o pensar, fazer e refletir, que muitas vezes isto não é possível. Pois o ser humano tende a se voltar para o pensar social, onde procura realizae-se profissionalmente em certa atividade de que o fará exercer fisicamente ou intelectualmente.
02)Quais as duas ressaltadas por Durkeim?
Explique o ponto fraco em que incorrem?
O fim da educação é desenvolver em cada idividuo toda a perfeição de que ele é capaz ou instrumento de felicidade.
O ponto fraco é querer completar a educação com apenas um objetivo único, que se adecue à todos os seres em todas as épocas.
03)O que é preciso, de acordo co Durkheim, para definir educação?
È preciso considerar os sistemas educativos que existem ou tenham existido,tomá-los, e aprender deles os caracteres comuns.O conjunto desses caracteres contituirá a definição que procuramos.
04)De acordo com Durkheim, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral?
São fatos sob forma de símbolos religiosos,conjunto de idéias acerca da natureza humana,,sobre a importância respectiva de nossas faculdades, sobre o direito e sobre o dever, sobre a sociedade o individuo, o progresso, a ciência, a arte...idéias estas que são a base mesma do espírito nacional.
05)Segundo o autor, que função o "ideal" a ser realizado têm que suscitar na criança?
Esse ideal, ao mesmo tempo uno e diversi, é que constitui a parte básica da educação. Ele tem por função suscitar na criança: 1) um certo número de estados físicos e mentais que a sociedade considera como indispensáveis a todos os seus membros;2)certos estados físicos e mentais, que o grupo socialparticular(casta, classe, família, profissão) considera igualmente indispensáveis a todos que o formam.A sociedade, em seu conjunto, e cada meio social em particular, é que determinam este ideal a ser realizado.
06)A partir da definição " A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objetivo suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine" o que conclui Durkheim?
Durkheim conclui que, através da educação exercida pelos adultos sobre as crianças que se dá a transmissão de valores que não são de funções naturais transmitidas de geração em geração e sim as multiplas aptidões que avida social supõe muito mais complexos, alcançando sua plena formação em todos seus aspéctos.
07)Como o autor explica que sociedade e indivíduo são idéias diferentes?
O individuo deseja melhorar a si próprio, por sua vez a ação exercida pela sociedade, especialmente através da educação, não tem por objetivo ou por efeito comprir o indivíduo, emesquinhá-lo, desnaturá-lo, mas sim engrandecê-lo e torná-lo verdadeiramente humano.
Porque, " Na verdade, o homem não é humano senão porque vive em sociedade..."
"É a sociedade que que nos lança fora de nós mesmos,que nos obriga a considerar outros interesses que não os nossos que nos ensina a dominar as paixões, os instintos, e dar-lhes lei, ensinandonos o sacrifício, a privação a subordinação de nossos fins individuais a outros mais elevados.